"Visita oficial: Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto"

Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do PlanaltoReprodução/ TV Globo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, no início da tarde desta quinta-feira (28). O evento na capital federal marca o último dia da passagem de Macron pelo Brasil. No país desde terça-feira (26), o chefe de Estado também visitou o Pará, o Rio de Janeiro e São Paulo. A agenda desta quinta prevê uma reunião bilateral entre os dois presidentes, em que devem discutir assuntos que são de discordância entre os dois países no campo da política internacional, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Durante a tarde, Macron e Lula farão uma declaração à imprensa e participarão de um almoço no Palácio do Itamaraty. O francês também tem uma agenda prevista com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Passagem pelo Brasil Há oito anos um presidente francês não visitava o Brasil. O último foi François Hollande, que participou da abertura da Olimpíada do Rio em 2016. Marcon chegou ao país na terça-feira (26), quando foi anunciada uma parceria bilionária entre as nações pela bioeconomia na Amazônia. Uma série de posts nas redes sociais e "mimos" para o visitante fizeram a graça dos internautas. Em Belém, cidade que vai receber a Conferência do Clima da ONU (COP30) em 2025, Macron recebeu presentes do governador da capital Pará, Helder Barbalho. Na pequena bolsa de palha entregue ao presidente francês havia três camisas: uma tradicional camisa do Marajó, produzida no estado do Pará, e duas dos principais times de futebol paraenses – Remo e Paysandu. Na quarta-feira (27), Macron passou por Itaguaí (RJ), também acompanhado por Lula, onde a Marinha do Brasil deu início às operações do submarino Tonelero (S42), que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), desenvolvido em parceria com a França com orçamento de aproximadamente R$ 40 bilhões. Ainda na quarta, Emmanuel Macron foi a São Paulo para um encontro com investidores brasileiros. Brasília foi a última parada no país. O presidente francês deve voltar ao Brasil em novembro para as reuniões da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, e para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que será sediada em Belém em 2025.

março 28, 2024 - 14:33
 0
"Visita oficial: Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto"
Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do PlanaltoReprodução/ TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, no início da tarde desta quinta-feira (28).

O evento na capital federal marca o último dia da passagem de Macron pelo Brasil. No país desde terça-feira (26), o chefe de Estado também visitou o Pará, o Rio de Janeiro e São Paulo.

A agenda desta quinta prevê uma reunião bilateral entre os dois presidentes, em que devem discutir assuntos que são de discordância entre os dois países no campo da política internacional, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Durante a tarde, Macron e Lula farão uma declaração à imprensa e participarão de um almoço no Palácio do Itamaraty. O francês também tem uma agenda prevista com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Passagem pelo Brasil

Há oito anos um presidente francês não visitava o Brasil. O último foi François Hollande, que participou da abertura da Olimpíada do Rio em 2016.

Marcon chegou ao país na terça-feira (26), quando foi anunciada uma parceria bilionária entre as nações pela bioeconomia na Amazônia. Uma série de posts nas redes sociais e "mimos" para o visitante fizeram a graça dos internautas.

Em Belém, cidade que vai receber a Conferência do Clima da ONU (COP30) em 2025, Macron recebeu presentes do governador da capital Pará, Helder Barbalho.

Na pequena bolsa de palha entregue ao presidente francês havia três camisas: uma tradicional camisa do Marajó, produzida no estado do Pará, e duas dos principais times de futebol paraenses – Remo e Paysandu.

Na quarta-feira (27), Macron passou por Itaguaí (RJ), também acompanhado por Lula, onde a Marinha do Brasil deu início às operações do submarino Tonelero (S42), que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), desenvolvido em parceria com a França com orçamento de aproximadamente R$ 40 bilhões.

Ainda na quarta, Emmanuel Macron foi a São Paulo para um encontro com investidores brasileiros. Brasília foi a última parada no país.

O presidente francês deve voltar ao Brasil em novembro para as reuniões da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, e para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que será sediada em Belém em 2025.