Último Enforcamento no Brasil Império: Palestra Gratuita no TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) recebe no dia 6 de maio de 2024, a palestra "O último brasileiro enforcado do Império: a história e o processo". O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 18h30 no Pleno do Tribunal e traz à tona a história de Francisco, escravizado enforcado na cidade do Pilar em 1876. A palestrante, professora Hilda Couto Monte, historiadora e mestra em direito, conduz a discussão sobre este último caso de pena de morte aplicada no Brasil Império. A análise do processo original de Francisco levanta questões sobre o contexto histórico e jurídico da época. Após a palestra, acontece um debate com o magistrado e historiador Claudemiro Avelino e o jornalista e escritor Sérgio Moraes, enriquecendo a abordagem do tema. Para complementar a experiência, o Centro de Cultura e Memória do TJ/AL estará aberto para visitação até às 20h no dia do evento. Nos demais dias, o museu funciona das 9h às 16h.

Maio 3, 2024 - 09:58
 0
Último Enforcamento no Brasil Império: Palestra Gratuita no TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) recebe no dia 6 de maio de 2024, a palestra "O último brasileiro enforcado do Império: a história e o processo". O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 18h30 no Pleno do Tribunal e traz à tona a história de Francisco, escravizado enforcado na cidade do Pilar em 1876.

A palestrante, professora Hilda Couto Monte, historiadora e mestra em direito, conduz a discussão sobre este último caso de pena de morte aplicada no Brasil Império. A análise do processo original de Francisco levanta questões sobre o contexto histórico e jurídico da época.

Após a palestra, acontece um debate com o magistrado e historiador Claudemiro Avelino e o jornalista e escritor Sérgio Moraes, enriquecendo a abordagem do tema.

Para complementar a experiência, o Centro de Cultura e Memória do TJ/AL estará aberto para visitação até às 20h no dia do evento. Nos demais dias, o museu funciona das 9h às 16h.