Tempo instável no Tocantins: chuvas intensas e alertas de tempestade

A cidade de Palmas, capital do Tocantins, amanheceu com sol forte nesta segunda-feira (22), mas o tempo logo mudou e nuvens carregadas e trovões indicam a possibilidade de chuva. Essa previsão é confirmada por três alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o estado.De acordo com o Inmet, dois dos alertas são amarelos, indicando chuvas intensas em potencial, que devem afetar as regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do Tocantins. Já o terceiro alerta é laranja, considerado mais crítico, devido à gravidade das chuvas, e deve afetar a parte ocidental do estado, além do sul.Os alertas têm validade pelo menos até a terça-feira (23). Durante esse período, é esperado um acúmulo de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia, com possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h.Segundo o Inmet, com as chuvas intensas, a população deve estar atenta a possíveis cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.A cidade de Palmas também pode receber pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos próximos dias, com a temperatura variando entre 31°C e 24°C. Na região norte, em Araguaína, também há possibilidade de temporais, com variação de temperatura entre 32°C e 24°C. Já no sul do estado, em Gurupi, o clima deve ser um pouco mais ameno, com temperaturas variando de 24°C a 30°C.

Janeiro 22, 2024 - 18:12
Janeiro 22, 2024 - 18:13
 0
Tempo instável no Tocantins: chuvas intensas e alertas de tempestade

A cidade de Palmas, capital do Tocantins, amanheceu com sol forte nesta segunda-feira (22), mas o tempo logo mudou e nuvens carregadas e trovões indicam a possibilidade de chuva. Essa previsão é confirmada por três alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o estado.

De acordo com o Inmet, dois dos alertas são amarelos, indicando chuvas intensas em potencial, que devem afetar as regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do Tocantins. Já o terceiro alerta é laranja, considerado mais crítico, devido à gravidade das chuvas, e deve afetar a parte ocidental do estado, além do sul.

Os alertas têm validade pelo menos até a terça-feira (23). Durante esse período, é esperado um acúmulo de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia, com possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h.

Segundo o Inmet, com as chuvas intensas, a população deve estar atenta a possíveis cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A cidade de Palmas também pode receber pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos próximos dias, com a temperatura variando entre 31°C e 24°C. Na região norte, em Araguaína, também há possibilidade de temporais, com variação de temperatura entre 32°C e 24°C. Já no sul do estado, em Gurupi, o clima deve ser um pouco mais ameno, com temperaturas variando de 24°C a 30°C.