Rio Grande do Sul enfrenta graves enchentes: 441 municípios afetados e mais de 1,9 milhão de pessoas impactadas.
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada têm causado sérios danos em quase 90% dos municípios gaúchos. Segundo boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (10), 441 cidades foram afetadas, impactando cerca de 1,9 milhão de pessoas. Até o momento, 340 mil pessoas estão desalojadas, sendo que 71,4 mil estão em abrigos. Os números revelam a magnitude da tragédia, com 126 mortes confirmadas, 756 feridos e 141 pessoas ainda desaparecidas no estado. As forças de segurança, com o apoio de voluntários, têm realizado um trabalho árduo para resgatar as vítimas, tendo conseguido salvar 70,8 mil pessoas e 9,9 mil animais. Mais de 20 mil homens e mulheres das Forças Armadas foram mobilizados para atuar na Operação Taquari 2, nome dado ao esforço de resgate e contenção dos efeitos das enchentes. As autoridades permanecem em alerta, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a continuidade das chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O cenário deve se prolongar até domingo (12), especialmente nas regiões centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e sul de Santa Catarina.
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada têm causado sérios danos em quase 90% dos municípios gaúchos. Segundo boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (10), 441 cidades foram afetadas, impactando cerca de 1,9 milhão de pessoas.
Até o momento, 340 mil pessoas estão desalojadas, sendo que 71,4 mil estão em abrigos. Os números revelam a magnitude da tragédia, com 126 mortes confirmadas, 756 feridos e 141 pessoas ainda desaparecidas no estado.
As forças de segurança, com o apoio de voluntários, têm realizado um trabalho árduo para resgatar as vítimas, tendo conseguido salvar 70,8 mil pessoas e 9,9 mil animais. Mais de 20 mil homens e mulheres das Forças Armadas foram mobilizados para atuar na Operação Taquari 2, nome dado ao esforço de resgate e contenção dos efeitos das enchentes.
As autoridades permanecem em alerta, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a continuidade das chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O cenário deve se prolongar até domingo (12), especialmente nas regiões centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e sul de Santa Catarina.