Pirarara tenta devorar iguana e acaba 'entalado' no Rio Araguaia
O peixe Pirarara, conhecido por ser um predador voraz, protagonizou uma situação inusitada no Rio Araguaia. Pescadores flagraram o momento em que o peixe ficou 'entalado' após tentar devorar uma iguana, próximo de Barreira do Campo (PA). O biólogo Fernando Mayer Pelicice, especialista em peixes de água doce, explicou que a espécie tem o nome científico de phractocephalus hemioliopterus e é comum na bacia Araguaia Tocantins. Apesar de se alimentar principalmente de peixes menores, como piranhas e branquinhas, o Pirarara não descarta outros animais em sua dieta, incluindo a iguana. No vídeo divulgado pelos pescadores, é perceptível a 'barriga' inchada do peixe após a tentativa frustrada de engolir a iguana. A ação dos pescadores de resgatar a iguana do interior do peixe foi crucial para evitar a morte do Pirarara, que já estava em estado debilitado e sem controle. O empresário Eduardo Motta, que presenciou a cena, registrou as imagens e afirmou que o Pirarara provavelmente não sobreviveria se não fosse desentalado a tempo. Após cerca de 15 minutos de cuidados, o peixe foi devolvido ao Rio Araguaia, em uma história que certamente ficará na memória dos pescadores de Minas Gerais.
O peixe Pirarara, conhecido por ser um predador voraz, protagonizou uma situação inusitada no Rio Araguaia. Pescadores flagraram o momento em que o peixe ficou 'entalado' após tentar devorar uma iguana, próximo de Barreira do Campo (PA).
O biólogo Fernando Mayer Pelicice, especialista em peixes de água doce, explicou que a espécie tem o nome científico de phractocephalus hemioliopterus e é comum na bacia Araguaia Tocantins. Apesar de se alimentar principalmente de peixes menores, como piranhas e branquinhas, o Pirarara não descarta outros animais em sua dieta, incluindo a iguana.
No vídeo divulgado pelos pescadores, é perceptível a 'barriga' inchada do peixe após a tentativa frustrada de engolir a iguana. A ação dos pescadores de resgatar a iguana do interior do peixe foi crucial para evitar a morte do Pirarara, que já estava em estado debilitado e sem controle.
O empresário Eduardo Motta, que presenciou a cena, registrou as imagens e afirmou que o Pirarara provavelmente não sobreviveria se não fosse desentalado a tempo. Após cerca de 15 minutos de cuidados, o peixe foi devolvido ao Rio Araguaia, em uma história que certamente ficará na memória dos pescadores de Minas Gerais.