Filhotes de pato-mergulhão nascem no Jalapão, dando esperança à espécie ameaçada.

Uma boa notícia para a conservação da biodiversidade no Brasil: filhotes de pato-mergulhão, espécie criticamente ameaçada de extinção, nasceram no Jalapão. O ninho com oito patinhos foi encontrado no Rio Novo, na região, durante uma expedição de pesquisa. Essa descoberta é crucial, já que existem apenas cerca de 200 indivíduos dessa espécie na natureza, sendo que 25 deles estão no Tocantins, onde são protegidos com colaboração da comunidade local. O ninho encontrado é o único conhecido para a temporada de 2024, e os pesquisadores Janaína Silva e Franciel Lima estão monitorando de perto para coletar dados importantes para o estudo do ciclo reprodutivo do pato-mergulhão. A expedição, realizada em parceria entre o Naturatins, a Funatura e a UEMA, contou também com o apoio do Fundo Mohamed Bin Zayed de Espécies Ameaçadas, dos Emirados Árabes Unidos, da Reserva Conservacionista Piracema, de Almas, e do Ruraltins. A ação reforça a importância da preservação ambiental e da cooperação entre diferentes entidades em prol da conservação da fauna brasileira.

agosto 7, 2024 - 08:53
 0
Filhotes de pato-mergulhão nascem no Jalapão, dando esperança à espécie ameaçada.

Uma boa notícia para a conservação da biodiversidade no Brasil: filhotes de pato-mergulhão, espécie criticamente ameaçada de extinção, nasceram no Jalapão. O ninho com oito patinhos foi encontrado no Rio Novo, na região, durante uma expedição de pesquisa.

Essa descoberta é crucial, já que existem apenas cerca de 200 indivíduos dessa espécie na natureza, sendo que 25 deles estão no Tocantins, onde são protegidos com colaboração da comunidade local. O ninho encontrado é o único conhecido para a temporada de 2024, e os pesquisadores Janaína Silva e Franciel Lima estão monitorando de perto para coletar dados importantes para o estudo do ciclo reprodutivo do pato-mergulhão.

A expedição, realizada em parceria entre o Naturatins, a Funatura e a UEMA, contou também com o apoio do Fundo Mohamed Bin Zayed de Espécies Ameaçadas, dos Emirados Árabes Unidos, da Reserva Conservacionista Piracema, de Almas, e do Ruraltins. A ação reforça a importância da preservação ambiental e da cooperação entre diferentes entidades em prol da conservação da fauna brasileira.