Doença pouco conhecida causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) é confirmada no Tocantins
O Tocantins confirmou dois casos de Febre Oropouche, uma doença pouco conhecida causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) e transmitida pelo mosquito maruim, também conhecido como mosquito-pólvora ou borrachudo. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo febre súbita, dores de cabeça, musculares, articulares e nos olhos. Os pacientes diagnosticados com a doença são uma mulher de 62 anos e um homem de 34, ambos de Palmas. A mulher apresentou os primeiros sintomas em abril deste ano, após uma viagem ao estado do Maranhão, o que levou a classificação do caso como importado pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus).
O Tocantins confirmou dois casos de Febre Oropouche, uma doença pouco conhecida causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) e transmitida pelo mosquito maruim, também conhecido como mosquito-pólvora ou borrachudo. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo febre súbita, dores de cabeça, musculares, articulares e nos olhos.
Os pacientes diagnosticados com a doença são uma mulher de 62 anos e um homem de 34, ambos de Palmas. A mulher apresentou os primeiros sintomas em abril deste ano, após uma viagem ao estado do Maranhão, o que levou a classificação do caso como importado pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus).