"Desperdício de alimentos: um problema global que impacta a fome e o meio ambiente"

Crianças esperam na fila por comida em GazaReprodução/Redes Sociais (UNRWA) Um estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revelou que a quantidade de comida desperdiçada no mundo todos os dias chega a um bilhão de refeições, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome.O desperdício de alimentos pode ser ainda maior do que o calculado, de acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos. Cerca de um quinto dos alimentos adquiridos por famílias, restaurantes e outros serviços alimentares foram jogados no lixo em 2022, totalizando 1,05 bilhão de toneladas de alimentos e mais de 1 trilhão de dólares.Estima-se que 13% dos alimentos produzidos mundialmente são desperdiçados antes de chegar ao consumo, sendo que um terço é descartado antes mesmo de ser vendido. O desperdício de alimentos é uma tragédia global que gera grande impacto ambiental, contribuindo para a emissão de CO2.O estudo aponta que as famílias são responsáveis por 60% do desperdício de alimentos, seguido pelo setor de serviços de alimentação e o varejo. As principais razões para o desperdício incluem compra excessiva de alimentos, cálculo errado das porções, descarte de sobras e má interpretação das datas de validade dos produtos.A falta de refrigeração também é um fator importante no desperdício de comida, principalmente em países em desenvolvimento. O relatório destaca os efeitos devastadores do desperdício de alimentos para as pessoas e o planeta, chamando atenção para a necessidade de combater esse problema global.Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. É importante conscientizar a população sobre a importância de evitar o desperdício e adotar práticas mais sustentáveis no consumo de alimentos.

março 27, 2024 - 17:18
 0
"Desperdício de alimentos: um problema global que impacta a fome e o meio ambiente"
Crianças esperam na fila por comida em GazaReprodução/Redes Sociais (UNRWA)

Um estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revelou que a quantidade de comida desperdiçada no mundo todos os dias chega a um bilhão de refeições, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome.

O desperdício de alimentos pode ser ainda maior do que o calculado, de acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos. Cerca de um quinto dos alimentos adquiridos por famílias, restaurantes e outros serviços alimentares foram jogados no lixo em 2022, totalizando 1,05 bilhão de toneladas de alimentos e mais de 1 trilhão de dólares.

Estima-se que 13% dos alimentos produzidos mundialmente são desperdiçados antes de chegar ao consumo, sendo que um terço é descartado antes mesmo de ser vendido. O desperdício de alimentos é uma tragédia global que gera grande impacto ambiental, contribuindo para a emissão de CO2.

O estudo aponta que as famílias são responsáveis por 60% do desperdício de alimentos, seguido pelo setor de serviços de alimentação e o varejo. As principais razões para o desperdício incluem compra excessiva de alimentos, cálculo errado das porções, descarte de sobras e má interpretação das datas de validade dos produtos.

A falta de refrigeração também é um fator importante no desperdício de comida, principalmente em países em desenvolvimento. O relatório destaca os efeitos devastadores do desperdício de alimentos para as pessoas e o planeta, chamando atenção para a necessidade de combater esse problema global.

Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. É importante conscientizar a população sobre a importância de evitar o desperdício e adotar práticas mais sustentáveis no consumo de alimentos.