Com alta na poluição do ar governo recomenda evitar atividade ao ar livre e usar máscara

Técnicos da Cetesb e representantes das secretarias estaduais da Saúde e do Meio ambiente, além de membros da Defesa Civil, se reuniram na tarde desta terça-feira (10) para discutir medidas de contingência para reduzir efeitos nocivos da piora da qualidade do ar no estado de São Paulo. Entre as novas diretrizes, está a suspensão temporária de autorizações de queima em todo o estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. A principal recomendação em saúde, para aliviar os incômodos causados pela poluição, é a de que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água: Evitar atividades físicas ao ar livre; Aumentar o consumo de água e líquidos para manter a hidratação do organismo e das vias aéreas; Para quem estiver dentro de casa, a orientação é que mantenham portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas de fora para dentro das residências; Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é de, quando sair de casa, utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente. Segundo a Cetesb, crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, que devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios. Além disso, o governo paulista afirma manter mobilizado o gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil (CGE), que coordena as ações de prevenção e combate aos incêndios por conta do clima seco e incêndios ativos na região.

Setembro 11, 2024 - 12:24
Setembro 11, 2024 - 12:33
 0
Com alta na poluição do ar governo recomenda evitar atividade ao ar livre e usar máscara

Técnicos da Cetesb e representantes das secretarias estaduais da Saúde e do Meio ambiente, além de membros da Defesa Civil, se reuniram na tarde desta terça-feira (10) para discutir medidas de contingência para reduzir efeitos nocivos da piora da qualidade do ar no estado de São Paulo.

Entre as novas diretrizes, está a suspensão temporária de autorizações de queima em todo o estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo.

A principal recomendação em saúde, para aliviar os incômodos causados pela poluição, é a de que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água:

  • Evitar atividades físicas ao ar livre;
  • Aumentar o consumo de água e líquidos para manter a hidratação do organismo e das vias aéreas;
  • Para quem estiver dentro de casa, a orientação é que mantenham portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas de fora para dentro das residências;
  • Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é de, quando sair de casa, utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente.

Segundo a Cetesb, crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, que devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios.

Além disso, o governo paulista afirma manter mobilizado o gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil (CGE), que coordena as ações de prevenção e combate aos incêndios por conta do clima seco e incêndios ativos na região.