Chuvas intensas afetam produção de arroz e soja no RS

A tragédia que assola o Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas desde o final de abril tem impactado diretamente a produção agropecuária do estado, principalmente no que diz respeito ao cultivo de arroz e soja. Com cidades submersas e plantações inundadas, o cenário é de preocupação não apenas para o abastecimento local, mas também para o restante do país. Estradas destruídas e centros de distribuição afetados dificultam o escoamento dos alimentos, tornando a logística um desafio para o setor agro no RS. O destaque fica para a produção de arroz, do qual o estado é o principal fornecedor do país, respondendo por cerca de 70% do consumo nacional. Mesmo com parte da safra perdida devido às enchentes, a importação do grão está nos planos do governo e das indústrias, mas não há previsão de desabastecimento para os próximos meses. Quanto à soja, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor do país. Com uma previsão de colheita de 21,8 milhões de toneladas nesta temporada, estima-se uma perda de até 6% devido às inundações, segundo dados do Datagro.

Maio 9, 2024 - 06:35
 0
Chuvas intensas afetam produção de arroz e soja no RS

A tragédia que assola o Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas desde o final de abril tem impactado diretamente a produção agropecuária do estado, principalmente no que diz respeito ao cultivo de arroz e soja.

Com cidades submersas e plantações inundadas, o cenário é de preocupação não apenas para o abastecimento local, mas também para o restante do país. Estradas destruídas e centros de distribuição afetados dificultam o escoamento dos alimentos, tornando a logística um desafio para o setor agro no RS.

O destaque fica para a produção de arroz, do qual o estado é o principal fornecedor do país, respondendo por cerca de 70% do consumo nacional. Mesmo com parte da safra perdida devido às enchentes, a importação do grão está nos planos do governo e das indústrias, mas não há previsão de desabastecimento para os próximos meses.

Quanto à soja, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor do país. Com uma previsão de colheita de 21,8 milhões de toneladas nesta temporada, estima-se uma perda de até 6% devido às inundações, segundo dados do Datagro.