Cantor Genésio Tocantins sofre AVC, é socorrido por amigos e internado no Hospital Geral de Palmas

O cantor tocantinense Genésio Sampaio Filho, conhecido como Genésio Tocantins, de 65 anos, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta sexta-feira, 26, em sua residência. Ele recebeu ajuda de amigos e foi encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP) para receber cuidados médicos. Sua esposa, Katienne Brito, relatou que ele começou a passar mal em casa e ela se preocupou ao não receber mensagens dele durante a manhã. Ao entrar em contato com o cantor Braguinha Barroso, descobriu que Genésio estava passando mal e acionou o SAMU para prestar socorro. O cantor foi levado à sala vermelha do HGP, onde permanece internado aguardando a avaliação de um médico neurologista. Durante a visita de Katienne, na tarde desta sexta-feira, ela foi informada de que Genésio sofreu a forma isquêmica do AVC, caracterizada pela obstrução de uma artéria, impedindo o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro. O portal Rede Jovem News aguarda atualizações sobre o estado de saúde do cantor. Quem é Genésio Tocantins? Nascido em 1958, em Goiatins, cidade situada entre os estados do Maranhão e do Tocantins, Genésio Sampaio Filho é um renomado cantor, compositor e instrumentista. Aprendeu a tocar violão e cantar de forma autodidata, influenciado pelo pai, lavrador, trovador e cordelista, e pela mãe, que frequentava grupos de folias. Ainda criança, ele se mudou com a família para Araguaína e, posteriormente, para Ceres, em Goiás. Sua carreira teve início em festivais de música, e em 1988 lançou seu primeiro álbum, Rela Bucho, que recebeu o Prêmio Sharp de Revelação da Música Regional Brasileira no ano seguinte. Nos anos de 1996 e 1998, Genésio lançou mais dois álbuns que contribuíram para o seu sucesso no cenário musical. Com mais de 40 anos de experiência na música, Genésio Tocantins reside na cidade de Palmas desde 1989, e é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento cultural da capital tocantinense. Ao longo de sua carreira, ele colaborou com artistas renomados como Fagner, Rolando Boldrin e a dupla Pena Branca & Xavantinho, além de trabalhar com talentos regionais, como Braguinha Barroso, Beirão, Wanda D'Almeida e Juraíldes da Cruz. Dentre seus sucessos estão as músicas Frutos da Terra, tema do programa de TV Frutos da Terra, Canção de Amor a Palmas, Nóis é Jeca, mas é Joia, Ei, Flor!, Hino ao Tocantins, entre muitas outras. Foto: Senado/Arquivo

Cantor Genésio Tocantins sofre AVC, é socorrido por amigos e internado no Hospital Geral de Palmas

O cantor tocantinense Genésio Sampaio Filho, conhecido como Genésio Tocantins, de 65 anos, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta sexta-feira, 26, em sua residência. Ele recebeu ajuda de amigos e foi encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP) para receber cuidados médicos. Sua esposa, Katienne Brito, relatou que ele começou a passar mal em casa e ela se preocupou ao não receber mensagens dele durante a manhã. Ao entrar em contato com o cantor Braguinha Barroso, descobriu que Genésio estava passando mal e acionou o SAMU para prestar socorro.

O cantor foi levado à sala vermelha do HGP, onde permanece internado aguardando a avaliação de um médico neurologista. Durante a visita de Katienne, na tarde desta sexta-feira, ela foi informada de que Genésio sofreu a forma isquêmica do AVC, caracterizada pela obstrução de uma artéria, impedindo o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro.

O portal Palmas Noticias aguarda atualizações sobre o estado de saúde do cantor.

Quem é Genésio Tocantins?

Nascido em 1958, em Goiatins, cidade situada entre os estados do Maranhão e do Tocantins, Genésio Sampaio Filho é um renomado cantor, compositor e instrumentista. Aprendeu a tocar violão e cantar de forma autodidata, influenciado pelo pai, lavrador, trovador e cordelista, e pela mãe, que frequentava grupos de folias.

Ainda criança, ele se mudou com a família para Araguaína e, posteriormente, para Ceres, em Goiás. Sua carreira teve início em festivais de música, e em 1988 lançou seu primeiro álbum, Rela Bucho, que recebeu o Prêmio Sharp de Revelação da Música Regional Brasileira no ano seguinte. Nos anos de 1996 e 1998, Genésio lançou mais dois álbuns que contribuíram para o seu sucesso no cenário musical.

Com mais de 40 anos de experiência na música, Genésio Tocantins reside na cidade de Palmas desde 1989, e é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento cultural da capital tocantinense. Ao longo de sua carreira, ele colaborou com artistas renomados como Fagner, Rolando Boldrin e a dupla Pena Branca & Xavantinho, além de trabalhar com talentos regionais, como Braguinha Barroso, Beirão, Wanda D'Almeida e Juraíldes da Cruz. Dentre seus sucessos estão as músicas Frutos da Terra, tema do programa de TV Frutos da Terra, Canção de Amor a Palmas, Nóis é Jeca, mas é Joia, Ei, Flor!, Hino ao Tocantins, entre muitas outras.

Foto: Senado/Arquivo