Busca Ativa Escolar no Tocantins: Seduc se prepara para o Dia D de Diagnóstico e Ação
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está se preparando para o Dia D de Busca Ativa Escolar em todo o Tocantins. A ação tem como objetivo principal diminuir a evasão nas unidades de ensino públicas, reunindo uma metodologia social e uma plataforma tecnológica. Isso possibilita alinhar ações intersetoriais, registrar e gerir os dados coletados, apoiando os municípios na análise mais assertiva para fortalecer políticas públicas de educação, conforme o previsto na Constituição Federal de 1988. O Dia D da Busca Ativa Escolar, que acontecerá no dia 17 de abril, envolverá gestores e profissionais da educação básica das escolas estaduais e municipais em todo o estado. Essa ação conta com o apoio do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, composto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pelo Unicef, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Undime. O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que também é articulador do Selo Unicef no Tocantins, destaca a importância das ações planejadas para o Dia D e ao longo do ano letivo. O foco é garantir a permanência dos estudantes durante toda a jornada escolar, com o apoio do Governo do Estado e do Comitê Gestor, que estão atuando em mais de 900 unidades escolares municipais no estado. A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa fundamental para identificar, localizar e encaminhar estudantes que necessitam de apoio para reintegrarem à escola. Essa ação conta com o suporte do Congemas e do Conasems, demonstrando a importância da colaboração entre diferentes órgãos e setores para garantir o direito à educação de todos os estudantes no Tocantins.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está se preparando para o Dia D de Busca Ativa Escolar em todo o Tocantins. A ação tem como objetivo principal diminuir a evasão nas unidades de ensino públicas, reunindo uma metodologia social e uma plataforma tecnológica. Isso possibilita alinhar ações intersetoriais, registrar e gerir os dados coletados, apoiando os municípios na análise mais assertiva para fortalecer políticas públicas de educação, conforme o previsto na Constituição Federal de 1988.
O Dia D da Busca Ativa Escolar, que acontecerá no dia 17 de abril, envolverá gestores e profissionais da educação básica das escolas estaduais e municipais em todo o estado. Essa ação conta com o apoio do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, composto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pelo Unicef, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Undime.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que também é articulador do Selo Unicef no Tocantins, destaca a importância das ações planejadas para o Dia D e ao longo do ano letivo. O foco é garantir a permanência dos estudantes durante toda a jornada escolar, com o apoio do Governo do Estado e do Comitê Gestor, que estão atuando em mais de 900 unidades escolares municipais no estado.
A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa fundamental para identificar, localizar e encaminhar estudantes que necessitam de apoio para reintegrarem à escola. Essa ação conta com o suporte do Congemas e do Conasems, demonstrando a importância da colaboração entre diferentes órgãos e setores para garantir o direito à educação de todos os estudantes no Tocantins.