1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins: um marco histórico para o estado.

O Governo do Tocantins fez história com o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado pelas secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad) na última terça-feira, 2. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços essenciais para a comunidade, como corte de cabelo, atendimento oftalmológico, fisioterapia, orientação odontológica, psicológica, psiquiátrica, clínica geral, neuropediatras, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), orientações jurídicas e uma ludoteca. Além dos serviços prestados, o evento colocou o autista como protagonista, com apresentações culturais e palestras enriquecedoras. Destacaram-se a interpretação musical feita por Deborah Rodrigues e as palestras ministradas por Lucas Arantes Pavel, acadêmico de biomedicina, e Lucas Daniel Rodrigues, servidor da Secad. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou a importância do encontro ao afirmar: “É uma alegria poder estar em um evento tão importante para nós gestores. Com esse encontro, além de podermos diminuir a distância entre o Governo e a sociedade, as experiências aqui compartilhadas contribuirão para implementação de políticas públicas de saúde mais eficientes para o atendimento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista”. Já o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, emocionado, enfatizou: “Este evento é muito importante para mim, não somente como gestor, mas como pai de um filho autista. Há 11 anos, quando recebemos o diagnóstico, não tínhamos essa rede de apoio que hoje é ofertada. Temos muito para avançar, mas, atualmente, temos um governo preocupado com as pessoas e temos certeza de que esse encontro vem para fortalecer nossas ações”. Uma das participantes do evento, Daiana Ribeiro da Silva, mãe de duas filhas autistas, Eliza e Luiza, expressou sua felicidade em participar do encontro. Segundo ela, “Estou muito feliz em poder participar desse momento. Quem é pai de filho autista sabe como temos dúvidas sobre o desenvolvimento dos nossos filhos. Ver esses profissionais autistas que trabalham, têm suas carreiras e fazem faculdade é gratificante. É saber que estamos no caminho certo e que nossos filhos têm um futuro promissor”.

abril 2, 2024 - 16:02
 0
1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins: um marco histórico para o estado.

O Governo do Tocantins fez história com o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado pelas secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad) na última terça-feira, 2. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços essenciais para a comunidade, como corte de cabelo, atendimento oftalmológico, fisioterapia, orientação odontológica, psicológica, psiquiátrica, clínica geral, neuropediatras, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), orientações jurídicas e uma ludoteca.

Além dos serviços prestados, o evento colocou o autista como protagonista, com apresentações culturais e palestras enriquecedoras. Destacaram-se a interpretação musical feita por Deborah Rodrigues e as palestras ministradas por Lucas Arantes Pavel, acadêmico de biomedicina, e Lucas Daniel Rodrigues, servidor da Secad.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou a importância do encontro ao afirmar: “É uma alegria poder estar em um evento tão importante para nós gestores. Com esse encontro, além de podermos diminuir a distância entre o Governo e a sociedade, as experiências aqui compartilhadas contribuirão para implementação de políticas públicas de saúde mais eficientes para o atendimento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista”.

Já o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, emocionado, enfatizou: “Este evento é muito importante para mim, não somente como gestor, mas como pai de um filho autista. Há 11 anos, quando recebemos o diagnóstico, não tínhamos essa rede de apoio que hoje é ofertada. Temos muito para avançar, mas, atualmente, temos um governo preocupado com as pessoas e temos certeza de que esse encontro vem para fortalecer nossas ações”.

Uma das participantes do evento, Daiana Ribeiro da Silva, mãe de duas filhas autistas, Eliza e Luiza, expressou sua felicidade em participar do encontro. Segundo ela, “Estou muito feliz em poder participar desse momento. Quem é pai de filho autista sabe como temos dúvidas sobre o desenvolvimento dos nossos filhos. Ver esses profissionais autistas que trabalham, têm suas carreiras e fazem faculdade é gratificante. É saber que estamos no caminho certo e que nossos filhos têm um futuro promissor”.