Lavrador encontra pote de moedas antigas durante busca por ouro em Tocantins

No período colonial, o território que é hoje o Tocantins foi rota do ciclo do ouro, e o município de Conceição do Tocantins era uma vila de garimpo fundada no século XVIII. Recentemente, um lavrador chamado Valdomiro Costa encontrou um pote de cerâmica enterrado próximo à sua casa, contendo mais de 200 moedas do período colonial.Valdomiro utilizou um detector de metais comprado de segunda mão, que apitou quando ele se aproximou do tesouro. Ao quebrar o pote, ele se deparou com as antigas moedas, e inicialmente não entendeu a importância do achado. Porém, seu filho, Raelson Costa, lembrou-se das aulas de história e sugeriu que eles buscassem informações sobre as moedas.Após uma pesquisa detalhada, descobriu-se que as moedas são de bronze, sendo a mais importante delas uma de prata, conhecida como 'patacão', de 960 réis. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) avaliou o local em que as moedas foram encontradas e afirmou que se trata de um achado isolado, não sendo parte de um sítio arqueológico.O lavrador pretende vender as moedas para ajudar sua família, principalmente para proporcionar oportunidades de estudo aos seus filhos. Por enquanto, as moedas estão guardadas em um cofre no banco da cidade, e o lavrador aguarda propostas de interessados.

Janeiro 20, 2024 - 17:10
 0
Lavrador encontra pote de moedas antigas durante busca por ouro em Tocantins

No período colonial, o território que é hoje o Tocantins foi rota do ciclo do ouro, e o município de Conceição do Tocantins era uma vila de garimpo fundada no século XVIII. Recentemente, um lavrador chamado Valdomiro Costa encontrou um pote de cerâmica enterrado próximo à sua casa, contendo mais de 200 moedas do período colonial.

Valdomiro utilizou um detector de metais comprado de segunda mão, que apitou quando ele se aproximou do tesouro. Ao quebrar o pote, ele se deparou com as antigas moedas, e inicialmente não entendeu a importância do achado. Porém, seu filho, Raelson Costa, lembrou-se das aulas de história e sugeriu que eles buscassem informações sobre as moedas.

Após uma pesquisa detalhada, descobriu-se que as moedas são de bronze, sendo a mais importante delas uma de prata, conhecida como 'patacão', de 960 réis. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) avaliou o local em que as moedas foram encontradas e afirmou que se trata de um achado isolado, não sendo parte de um sítio arqueológico.

O lavrador pretende vender as moedas para ajudar sua família, principalmente para proporcionar oportunidades de estudo aos seus filhos. Por enquanto, as moedas estão guardadas em um cofre no banco da cidade, e o lavrador aguarda propostas de interessados.