Israel é acusado de usar a fome como arma de guerra na Faixa de Gaza, diz alto comissário da ONU.
Recentemente, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, levantou a possibilidade de que Israel esteja usando a fome como arma de guerra na Faixa de Gaza. Em uma entrevista à BBC, o advogado austríaco afirmou que se essa intenção for comprovada, os israelenses estariam cometendo um crime de guerra. Turk ressaltou que há evidências de que a situação humanitária na região esteja se transformando em uma "fome gerada pelo homem", apesar dos alertas feitos anteriormente sobre o perigo que isso representaria para os civis palestinos. Ele considerou que as condições impostas não são razoáveis diante de uma emergência, levantando a suspeita de que a fome esteja sendo utilizada como uma "arma" de guerra. Por outro lado, o governo de Benjamin Netanyahu negou as acusações, classificando tudo como absurdo. No início de março, a morte de um menino palestino de 10 anos por desnutrição em Rafah, na Faixa de Gaza, gerou comoção mundial e evidenciou a gravidade da crise humanitária na região.
Recentemente, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, levantou a possibilidade de que Israel esteja usando a fome como arma de guerra na Faixa de Gaza. Em uma entrevista à BBC, o advogado austríaco afirmou que se essa intenção for comprovada, os israelenses estariam cometendo um crime de guerra.
Turk ressaltou que há evidências de que a situação humanitária na região esteja se transformando em uma "fome gerada pelo homem", apesar dos alertas feitos anteriormente sobre o perigo que isso representaria para os civis palestinos. Ele considerou que as condições impostas não são razoáveis diante de uma emergência, levantando a suspeita de que a fome esteja sendo utilizada como uma "arma" de guerra.
Por outro lado, o governo de Benjamin Netanyahu negou as acusações, classificando tudo como absurdo. No início de março, a morte de um menino palestino de 10 anos por desnutrição em Rafah, na Faixa de Gaza, gerou comoção mundial e evidenciou a gravidade da crise humanitária na região.