EUA confirmam caso de gripe aviária em humano no Texas
Pessoa foi infectada após ter contato com gado doente; paciente tem sintoma leve
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informaram, nesta segunda-feira (1º), que um caso de gripe aviária em humano foi confirmado no Texas.
De acordo com o comunicado, a pessoa foi contaminada após ter tido contato com leite de vacas infectadas com o vírus influenza H5N1. Até o momento, segundo o CDC, o paciente apresentou apenas inflamações nos olhos. O americano está sendo tratado com antiviral.
Este é o segundo caso de gripe aviária em humanos nos EUA. O primeiro foi registrado em 2022, quando um presidiário que matava aves infectadas em uma granja no condado de Montrose, Colorado. Ele se recuperou normalmente.
Recentemente, autoridades de saúde estaduais e nacionais dos EUA diagnosticaram vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite em cinco estados do país: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.
Apesar da preocupação, as autoridades sanitárias reforçam que, por enquanto, não há sinais de que o vírus tenha evoluído de forma a se espalhar mais facilmente entre humanos.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp