Descoberta surpreendente: golfinho de água doce gigante viveu na Amazônia há 16 milhões de anos!

Os ossos encontrados por pesquisadores na Amazônia peruana revelaram que a espécie de golfinho de água doce tinha proporções gigantescasReprodução/X Um grupo de pesquisadores internacionais fez uma descoberta incrível na Amazônia peruana: uma espécie de golfinho de água doce que viveu há 16 milhões de anos! O crânio desse golfinho foi encontrado em 2018, e agora os detalhes da pesquisa foram divulgados na revista Science Advances, da Associação Americana para o Avanço da Ciência.A descoberta aconteceu durante uma expedição perto do Rio Napo, em Loreto, no Peru. Ao analisar pedaços de rochas, os cientistas concluíram que se tratava de um golfinho com proporções enormes.Segundo o estudo, esse golfinho deveria ter aproximadamente 3,5 metros de comprimento. Os golfinhos de rio que conhecemos hoje têm em média 2,5 metros, então podemos imaginar o tamanho desse antigo golfinho!Os cientistas acreditam que o golfinho poderia ser ainda maior, já que o crânio encontrado media cerca de 70 centímetros, mas não estava completo.O nome dado a essa espécie foi Pebanista yacuruna, em homenagem à Formação Pebas, no Peru, onde o crânio foi encontrado, e ao termo quíchua “yacuruna”, que se refere a povos aquáticos míticos das lendas indígenas peruanas.No início, os pesquisadores pensaram que esse golfinho era parente dos botos da Amazônia, o boto-rosa, devido às semelhanças nas cavidades dentárias. Porém, após análises mais detalhadas, descobriram que seus parentes mais próximos são os golfinhos de água doce do sul da Ásia, que têm olhos menores que os botos.Se você gosta de ficar por dentro das últimas notícias, essa descoberta incrível com certeza vai te interessar! A ciência sempre nos surpreendendo com novas e fascinantes descobertas.

março 27, 2024 - 13:55
 0
Descoberta surpreendente: golfinho de água doce gigante viveu na Amazônia há 16 milhões de anos!
Os ossos encontrados por pesquisadores na Amazônia peruana revelaram que a espécie de golfinho de água doce tinha proporções gigantescasReprodução/X

Um grupo de pesquisadores internacionais fez uma descoberta incrível na Amazônia peruana: uma espécie de golfinho de água doce que viveu há 16 milhões de anos! O crânio desse golfinho foi encontrado em 2018, e agora os detalhes da pesquisa foram divulgados na revista Science Advances, da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

A descoberta aconteceu durante uma expedição perto do Rio Napo, em Loreto, no Peru. Ao analisar pedaços de rochas, os cientistas concluíram que se tratava de um golfinho com proporções enormes.

Segundo o estudo, esse golfinho deveria ter aproximadamente 3,5 metros de comprimento. Os golfinhos de rio que conhecemos hoje têm em média 2,5 metros, então podemos imaginar o tamanho desse antigo golfinho!

Os cientistas acreditam que o golfinho poderia ser ainda maior, já que o crânio encontrado media cerca de 70 centímetros, mas não estava completo.

O nome dado a essa espécie foi Pebanista yacuruna, em homenagem à Formação Pebas, no Peru, onde o crânio foi encontrado, e ao termo quíchua “yacuruna”, que se refere a povos aquáticos míticos das lendas indígenas peruanas.

No início, os pesquisadores pensaram que esse golfinho era parente dos botos da Amazônia, o boto-rosa, devido às semelhanças nas cavidades dentárias. Porém, após análises mais detalhadas, descobriram que seus parentes mais próximos são os golfinhos de água doce do sul da Ásia, que têm olhos menores que os botos.

Se você gosta de ficar por dentro das últimas notícias, essa descoberta incrível com certeza vai te interessar! A ciência sempre nos surpreendendo com novas e fascinantes descobertas.