Descoberta de ingredientes químicos em picadas de formiga ao redor de protoestrelas: um novo mistério astronômico.

Com uso do Telescópio Espacial James Webb, astrônomos da Nasa detectaram ingredientes químicos comuns em picadas de formiga ao redor de duas protoestrelas (IRAS 2A e IRAS 23385), ou seja, estrelas tão jovens que ainda não formaram planetas. Segundo a Nasa, são moléculas simples de ácido fórmico, que causa a queimação associada às picadas do inseto. Também foram encontrados dióxido de enxofre, metano e formaldeído. Para os cientistas, compostos sulfurosos como o dióxido de enxofre podem ter sido determinantes para a formação da vida na Terra. A notícia chamou atenção para um inseto que, segundo pesquisa publicada no The Conservation, um portal de notícias com base acadêmica, é miúdo, mas se espalha de tal forma pelo planeta que ganha um gigantismo: a formiga. Eles estimam que, no planeta, existam 20 quatrilhões de formigas. Isso mesmo: 20.000.000.000.000.000 (20 seguido de 15 zeros). E as formigas desempenham papel fundamental na natureza. Vamos, então, a algumas curiosidades sobre as formigas. Elas dispersam sementes e arejam o solo, para que os nutrientes cheguem com mais facilidade até as raízes. Também decompõem matéria orgânica e criam habitat para outros animais.

março 27, 2024 - 10:25
 0
Descoberta de ingredientes químicos em picadas de formiga ao redor de protoestrelas: um novo mistério astronômico.

Com uso do Telescópio Espacial James Webb, astrônomos da Nasa detectaram ingredientes químicos comuns em picadas de formiga ao redor de duas protoestrelas (IRAS 2A e IRAS 23385), ou seja, estrelas tão jovens que ainda não formaram planetas.

Segundo a Nasa, são moléculas simples de ácido fórmico, que causa a queimação associada às picadas do inseto. Também foram encontrados dióxido de enxofre, metano e formaldeído. Para os cientistas, compostos sulfurosos como o dióxido de enxofre podem ter sido determinantes para a formação da vida na Terra.
A notícia chamou atenção para um inseto que, segundo pesquisa publicada no The Conservation, um portal de notícias com base acadêmica, é miúdo, mas se espalha de tal forma pelo planeta que ganha um gigantismo: a formiga.
Eles estimam que, no planeta, existam 20 quatrilhões de formigas. Isso mesmo: 20.000.000.000.000.000 (20 seguido de 15 zeros). E as formigas desempenham papel fundamental na natureza.
Vamos, então, a algumas curiosidades sobre as formigas. Elas dispersam sementes e arejam o solo, para que os nutrientes cheguem com mais facilidade até as raízes. Também decompõem matéria orgânica e criam habitat para outros animais.