Desafios e Retrações: O Futuro Incerto da Sustentabilidade

A ESG, que surgiu nos anos 2010 como um grande avanço em direção à sustentabilidade, agora enfrenta desafios. O entusiasmo inicial é abalado por propostas mal feitas, escassez de especialistas, falta de engajamento e pelo greenwashing - o marketing verde sem comprometimento real. O Trisal O casamento entre Ambiente, Social e Governança ameaça terminar logo após a lua de mel. Uma pesquisa da Board Academy mostra que 56% das empresas no país não têm projetos de acordo com a Agenda ESG. Além disso, 28% não têm um conselho curador estruturado, e 33% têm dificuldade em encontrar talentos em áreas como inovação e estratégia empresarial. O estudo revela que a maioria dos entrevistados são proprietários ou fundadores de empresas, líderes de organizações maduras, principalmente na indústria e nos serviços. O CEO da Board Academy, Farias Souza, destaca que as empresas no Brasil enfrentam obstáculos que dificultam seu crescimento. Quebra de Promessas O movimento ESG enfrenta desafios, como a criação de novas usinas a carvão e a redução de projetos verdes. Outro exemplo é a Petrobras, que planeja explorar combustíveis fósseis mesmo diante da pressão internacional por fontes mais limpas. Carro elétrico: fim do sonho? O mercado de carros elétricos está sofrendo um revés, com queda na produção e venda dos veículos movidos a baterias. A falta de infraestrutura para carregamento e a pouca autonomia das baterias são os principais motivos de desinteresse dos investidores nesse modelo de locomoção alternativo. Recuo dos investidores A Bolsa de Valores Verde no Rio de Janeiro, anunciada com pompa, não saiu do papel. As captações de fundos verdes também diminuíram, e a BlackRock, uma das líderes do movimento ESG, deixou de usar o termo em suas operações. Isso mostra que o mercado financeiro está revendo sua postura em relação à sustentabilidade, sinalizando um possível distanciamento do compromisso real com o meio ambiente.

março 27, 2024 - 20:55
 0
Desafios e Retrações: O Futuro Incerto da Sustentabilidade

A ESG, que surgiu nos anos 2010 como um grande avanço em direção à sustentabilidade, agora enfrenta desafios. O entusiasmo inicial é abalado por propostas mal feitas, escassez de especialistas, falta de engajamento e pelo greenwashing - o marketing verde sem comprometimento real.

O Trisal

O casamento entre Ambiente, Social e Governança ameaça terminar logo após a lua de mel. Uma pesquisa da Board Academy mostra que 56% das empresas no país não têm projetos de acordo com a Agenda ESG. Além disso, 28% não têm um conselho curador estruturado, e 33% têm dificuldade em encontrar talentos em áreas como inovação e estratégia empresarial.

O estudo revela que a maioria dos entrevistados são proprietários ou fundadores de empresas, líderes de organizações maduras, principalmente na indústria e nos serviços. O CEO da Board Academy, Farias Souza, destaca que as empresas no Brasil enfrentam obstáculos que dificultam seu crescimento.

Quebra de Promessas

O movimento ESG enfrenta desafios, como a criação de novas usinas a carvão e a redução de projetos verdes. Outro exemplo é a Petrobras, que planeja explorar combustíveis fósseis mesmo diante da pressão internacional por fontes mais limpas.

Carro elétrico: fim do sonho?

O mercado de carros elétricos está sofrendo um revés, com queda na produção e venda dos veículos movidos a baterias. A falta de infraestrutura para carregamento e a pouca autonomia das baterias são os principais motivos de desinteresse dos investidores nesse modelo de locomoção alternativo.

Recuo dos investidores

A Bolsa de Valores Verde no Rio de Janeiro, anunciada com pompa, não saiu do papel. As captações de fundos verdes também diminuíram, e a BlackRock, uma das líderes do movimento ESG, deixou de usar o termo em suas operações. Isso mostra que o mercado financeiro está revendo sua postura em relação à sustentabilidade, sinalizando um possível distanciamento do compromisso real com o meio ambiente.