Justiça determina remoção de gado que está morrendo de fome em Palmas

A Justiça determinou a remoção de um rebanho de gado que está morrendo de fome em uma propriedade rural alugada em Palmas. Cerca de 500 animais estão passando por situação precária desde dezembro.

Janeiro 12, 2024 - 12:22
Janeiro 12, 2024 - 12:28
 0
Justiça determina remoção de gado que está morrendo de fome em Palmas

A decisão foi tomada após a TV  voltar ao local na quinta-feira (11) e encontrar uma situação alarmante. Mais animais morreram de fome e as carcaças ficaram espalhadas pelo curral junto com os animais vivos. Um bezerro que morreu estava sendo comido por um carcará. O cocho seguia vazio, sem nenhum alimento.

A fome dos animais é tanta que alguns mal conseguem ficar em pé. Outros, para sobreviver, comeram até as folhas e casca do tronco de árvores que ficam no curral.

O pedido de remoção dos animais foi feito pelo proprietário da fazenda, que deveria servir como área para engorda de bovinos. Ele provou para a Justiça que havia alugado o espaço da propriedade e ficaria responsável por cuidar do rebanho com alimentação e remédios fornecidos pelo dono do gado. Só que não recebeu os insumos e nem o pagamento pelo aluguel.

Conforme a decisão da 6ª Vara Cível de Palmas, o dono do gado deverá:

  • Providenciar a retirada do rebanho no prazo de cinco dias, devendo também fornecer alimentação sob pena de multa diária.
  • Fornecer alimentação aos animais arrestados que ficarão sendo cuidados pelo dono da fazenda como garantia pelo pagamento de R$ 180 mil pelo aluguel do espaço.

Se as medidas não forem cumpridas será caracterizado ato contra à dignidade da Justiça e crime de desobediência.

A decisão da Justiça é um importante passo para garantir o bem-estar dos animais que estão sofrendo com a falta de alimentação. No entanto, é importante que as autoridades responsáveis acompanhem o cumprimento da decisão para garantir que os animais sejam devidamente cuidados e que o responsável pelos maus-tratos seja punido.