Guiana Francesa terá conexão com cabo submarino ligando América do Sul à Europa

A EllaLink, empresa especializada em telecomunicações, fechou um contrato para conectar a Guiana Francesa ao sistema submarino EllaLink, que liga a América do Sul à Europa. A ramificação terá uma extensão de 2.100 quilômetros e permitirá conexões diretas da Guiana Francesa para Fortaleza, no Brasil, ponto final do cabo intercontinental. A infraestrutura será construída pela Alcatel Submarine Networks (ANS) da Nokia, utilizando tecnologias avançadas que garantem uma latência inferior a 80ms. A conexão direta à Europa contornará a América do Norte, oferecendo oportunidades econômicas e estratégicas para a região. A Guiana Francesa, uma das regiões ultraperiféricas da União Europeia, é conhecida por abrigar as plataformas de lançamento dos foguetes Ariannespace. Por estar tão distante da Europa continental, a região enfrentava dificuldades para obter uma ligação direta e segura com o continente europeu. O projeto conta com financiamento do programa Connecting Europe Facility (CEF) e está alinhado com as prioridades do Portal Digital da Comissão Europeia. Em breve, a Guiana Francesa receberá outro cabo submarino, o Deep Blue One, da Digicel. Com uma extensão de 2.000 quilômetros, o cabo terá cinco unidades de ramificação, conectando Trinidad e Tobago, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A conclusão do sistema está prevista para o início de 2024.

Janeiro 20, 2024 - 00:25
Janeiro 20, 2024 - 00:26
 0
Guiana Francesa terá conexão com cabo submarino ligando América do Sul à Europa

A EllaLink, empresa especializada em telecomunicações, fechou um contrato para conectar a Guiana Francesa ao sistema submarino EllaLink, que liga a América do Sul à Europa. A ramificação terá uma extensão de 2.100 quilômetros e permitirá conexões diretas da Guiana Francesa para Fortaleza, no Brasil, ponto final do cabo intercontinental. A infraestrutura será construída pela Alcatel Submarine Networks (ANS) da Nokia, utilizando tecnologias avançadas que garantem uma latência inferior a 80ms. A conexão direta à Europa contornará a América do Norte, oferecendo oportunidades econômicas e estratégicas para a região.

A Guiana Francesa, uma das regiões ultraperiféricas da União Europeia, é conhecida por abrigar as plataformas de lançamento dos foguetes Ariannespace. Por estar tão distante da Europa continental, a região enfrentava dificuldades para obter uma ligação direta e segura com o continente europeu. O projeto conta com financiamento do programa Connecting Europe Facility (CEF) e está alinhado com as prioridades do Portal Digital da Comissão Europeia.

Em breve, a Guiana Francesa receberá outro cabo submarino, o Deep Blue One, da Digicel. Com uma extensão de 2.000 quilômetros, o cabo terá cinco unidades de ramificação, conectando Trinidad e Tobago, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A conclusão do sistema está prevista para o início de 2024.