Dia Mundial do Lúpus: SES-TO destaca importância da conscientização e tratamento no Tocantins.

No Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reforça a importância da conscientização sobre esta doença autoimune que afeta principalmente mulheres. Estima-se que 65 mil brasileiros sejam afetados pelo lúpus, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O Hospital Geral de Palmas (HGP), através do seu Serviço de Reumatologia, desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento do lúpus no estado. Com uma equipe de médicos reumatologistas, residentes, enfermeiros e técnicos, o hospital oferece consultas e uma variedade de exames de laboratório e de imagem. Somente neste ano, o serviço já realizou cerca de 300 atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Diagnóstico e sintomas do lúpus Paola Bottin, médica reumatologista e coordenadora do serviço de reumatologia do HGP, explica que o lúpus pode manifestar-se através de diversos sintomas, como lesões de pele, manchas avermelhadas, queda de cabelo, além de afetar órgãos vitais e causar dor e inchaço nas articulações. “É crucial que os pacientes busquem ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas para um diagnóstico precoce e tratamento adequado”, afirma Dra. Paola. Os pacientes são geralmente encaminhados ao HGP pelo sistema de regulação estadual, garantindo um fluxo organizado de atendimento. Uma vez no sistema, eles recebem todos os exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento regular com especialistas, e a maioria das medicações é fornecida pela Assistência Farmacêutica do Estado. Exemplo de paciente tratada no HGP Um exemplo é a história de Suemille Santos Sousa, uma jovem de 18 anos que foi diagnosticada e tratada para lúpus no HGP. “Os sintomas me levaram a procurar o HGP, onde fui diagnosticada. Segui as orientações médicas e hoje vivo uma vida normal”, relata Suemille.

Maio 10, 2024 - 14:55
 0
Dia Mundial do Lúpus: SES-TO destaca importância da conscientização e tratamento no Tocantins.

No Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reforça a importância da conscientização sobre esta doença autoimune que afeta principalmente mulheres. Estima-se que 65 mil brasileiros sejam afetados pelo lúpus, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

O Hospital Geral de Palmas (HGP), através do seu Serviço de Reumatologia, desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento do lúpus no estado. Com uma equipe de médicos reumatologistas, residentes, enfermeiros e técnicos, o hospital oferece consultas e uma variedade de exames de laboratório e de imagem. Somente neste ano, o serviço já realizou cerca de 300 atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diagnóstico e sintomas do lúpus

Paola Bottin, médica reumatologista e coordenadora do serviço de reumatologia do HGP, explica que o lúpus pode manifestar-se através de diversos sintomas, como lesões de pele, manchas avermelhadas, queda de cabelo, além de afetar órgãos vitais e causar dor e inchaço nas articulações. “É crucial que os pacientes busquem ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas para um diagnóstico precoce e tratamento adequado”, afirma Dra. Paola.

Os pacientes são geralmente encaminhados ao HGP pelo sistema de regulação estadual, garantindo um fluxo organizado de atendimento. Uma vez no sistema, eles recebem todos os exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento regular com especialistas, e a maioria das medicações é fornecida pela Assistência Farmacêutica do Estado.

Exemplo de paciente tratada no HGP

Um exemplo é a história de Suemille Santos Sousa, uma jovem de 18 anos que foi diagnosticada e tratada para lúpus no HGP. “Os sintomas me levaram a procurar o HGP, onde fui diagnosticada. Segui as orientações médicas e hoje vivo uma vida normal”, relata Suemille.