Sem Pagamentos, Garis de Palmas Anunciam Paralisação da Coleta de Lixo
Trabalhadores da MB Limpeza Urbana, empresa responsável pela limpeza pública de Palmas, ameaçam iniciar uma greve geral na próxima terça-feira, 10 de dezembro, devido ao atraso no pagamento de salários e benefícios. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação (SINTECAP/TO) notificou a empresa e afirmou que a paralisação será por tempo indeterminado caso as demandas não sejam atendidas.
As reivindicações incluem o pagamento dos salários de dezembro, 13º salário, vale-alimentação e auxílio lanche. Segundo o sindicato, a crise financeira enfrentada pela MB foi causada pela falta de repasses da Prefeitura de Palmas, que não efetuou os pagamentos dos meses de setembro, outubro e novembro.
Mesmo antes da greve, a paralisação parcial já impacta a coleta de lixo em algumas regiões, com relatos de acúmulo de resíduos e preocupações com a saúde pública. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Palmas não se pronunciou sobre os atrasos nos repasses ou possíveis soluções para evitar a paralisação total.
“A luta é por dignidade e pelos direitos básicos dos trabalhadores”, reforçou Carlos Magno Pires Drumond, vice-presidente do SINTECAP/TO. A cidade aguarda uma solução para evitar o agravamento da crise.