A tarifa de R$ 2 para o transporte coletivo na cidade de Palmas permanecerá inalterada até o dia 31 de março de 2025. A decisão foi anunciada pela prefeitura e refere-se às mudanças que começaram a valer no dia 4 de fevereiro, quando o valor da passagem foi reduzido. A intenção da gestão municipal é transferir o serviço para a iniciativa privada, embora o edital de concessão ainda não tenha sido divulgado.
De acordo com informações da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), os estudos para o edital já foram finalizados e estão em processo de análise pelos órgãos de controle competentes. Isso significa que a tarifa continuará vigente durante todo o mês de março, enquanto o processo de transição para a nova gestão do transporte público está em andamento.
Historicamente, o transporte coletivo de Palmas era operado por concessionárias privadas por mais de duas décadas, até que o contrato foi encerrado em 2022. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) então decidiu restabelecer o controle do serviço e instituiu a ATCP. Um novo decreto, publicado em janeiro de 2025, autorizou a nova concessão, buscando resolver problemas como a superlotação e a falta de ônibus adequados.
Atualmente, a previsão é que a licitação pública para a concessão do transporte ocorra em um único lote, incluindo uma frota de 180 ônibus. Os usuários do transporte ainda não enfrentam tarifas aos finais de semana e feriados, mas as questões sobre a qualidade do serviço continuam a ser uma preocupação entre os passageiros. O andamento da investigação e os próximos passos dependerão da análise do edital e da finalização da concessão.