Um jabuti-piranga foi encontrado em estado crítico em uma casa de Itacajá, no Tocantins, após a dona da residência, Luiza Coelha da Cruz Aguiar, chamar um pedreiro para investigar uma infiltração. Ao quebrar o piso, o pedreiro descobriu o animal soterrado, que segundo a família, poderia estar escondido lá por cerca de 10 anos. O jabuti foi resgatado no dia 17 de fevereiro e, após avaliação, recebeu o nome de Donatello, uma referência ao personagem da famosa série 'Tartarugas Ninjas'.
Após a captura, Donatello foi levado ao Centro de Fauna (Cefau), onde passou por uma avaliação minuciosa. De acordo com a veterinária Mayumi Matuoca, o animal precisou de uma reconstrução do casco, procedimento realizado em parceria com a UniCatólica em 20 de fevereiro. Apesar do tempo que passou soterrado, Donatello apresenta um tamanho adequado, medindo 35 centímetros de comprimento e 29 de largura, mas tinha deformidades que exigiram a intervenção médica.
Em seu novo lar, o jabuti está recebendo cuidados especiais, como alimentação balanceada composta por folhas, abóbora, cenoura cozida, frutas e carne. Ele está em quarentena para reabilitação, e somente após essa fase será avaliado quanto à sua liberação na natureza ou possível realocação em um zoológico. O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho destacou que o metabolismo lento do jabuti pode ter contribuído para sua sobrevivência no ambiente hostil onde foi encontrado.