Uma idosa de 65 anos teve prejuízo de R$ 24,7 mil após ser vítima do golpe do vale-gás em Palmas, Tocantins. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Atendimento a Vulneráveis (1ª DAV) em abril de 2025.
O criminoso se passou por representante de uma empresa credenciada para cadastrar beneficiários do auxílio, mas na verdade coletou dados pessoais e documentos da vítima. Além disso, tirou fotos da idosa para concretizar as fraudes.
Modus operandi do golpe
Segundo a delegada Ana Carolina Coelho Marinho Braga, titular da 1ª DAV, o suspeito entregou um cartão falso do suposto benefício para ganhar a confiança da vítima. "Na verdade, abriu conta e realizou empréstimos fraudulentos em seu nome", explicou a autoridade.
O golpe consiste em abordar idosos em suas residências, alegando cadastramento para o vale-gás. Os criminosos coletam documentos pessoais, assinaturas e até imagens do rosto das vítimas para aplicar fraudes financeiras.
Orientações para evitar fraudes
A Polícia Civil alerta que informações sobre benefícios sociais devem ser obtidas exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A delegada recomenda:
• Não assinar documentos para desconhecidos
• Não permitir fotos de documentos ou do rosto
• Verificar regularmente extratos bancários
O caso foi registrado como estelionato contra idoso e o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público após conclusão das investigações. Segundo dados oficiais, golpes virtuais representam metade das ocorrências policiais no Tocantins.