O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) aprovou na sexta-feira (6) o uso de R$ 1,05 milhão do Fundo de Investimento para o Desenvolvimento Econômico (Fidep) para capacitação de empreendedores em missões internacionais. A ação, em parceria com o Sebrae Tocantins, levará representantes do setor produtivo a feiras de inovação em Barcelona, Osaka e Nova York.
Investimento em conhecimento
Segundo Bruno Vieira, presidente do Cidep, as cidades foram escolhidas por serem referências globais: "Barcelona como Smart City, Osaka pela Expo 2025 e Nova York pela NRF, maior evento de varejo do mundo". O objetivo é qualificar os participantes e abrir novas oportunidades de negócios para a capital tocantinense.
Crédito para microempreendedores
Em segunda deliberação, o conselho aprovou destinar 10% do Fidep para compor fundo de crédito do Banco do Povo. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Nesello, afirmou que o recurso visa "ampliação de negócios, geração de renda e inclusão produtiva" de pequenos empreendedores locais.
Parcerias estratégicas
As ações fazem parte de estratégia da Prefeitura de Palmas com entidades e iniciativa privada para consolidar a cidade como polo de empreendedorismo e inovação. A reinauguração do Banco do Povo está prevista para ainda este mês.