Vacinação antirrábica e exames para detecção de calazar, é realizado em Buritirana

    12
    Ação será realizada nestas terça e quarta, em Buritirana Fotógrafo: Igor Flávio

    Nestas terça e quarta, 04 e 05, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) realiza uma ação especial para os moradores do distrito de Buritirana, com vacinação antirrábica para cães e gatos na praça principal e no Centro de Saúde Mariazinha Rodrigues Silva e inquérito canino nas residências para detecção da leishmaniose visceral (calazar).

    Alessandra Moreira das Neves é coordenadora de Educação em Saúde na UVCZ e alerta sobre a importância da vacinação. “A raiva é uma doença infecciosa aguda e pode ser transmitida para o homem através da mordida, então é de extrema importância manter o animal imunizado”. Ela também dá dicas de como o dono do animal deve proceder na vacinação. “Na hora da vacinação os cães devem estar com coleira e guia e aqueles com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas”.

    Além da vacinação antirrábica que ocorrerá na região, os agentes de combate às endemias do município estarão realizando visitas domiciliares paralelamente e nas visitas irão coletar sangue de cães para realizar exames de Leishmaniose Visceral Canina (Calazar).

    A doença

    A raiva é uma zoonose causada por um vírus (lyssavírus) que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido a ele através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle desta zoonose.

    Ao ser mordido é recomendado lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência.

    O animal com suspeita de raiva deve ficar em observação por 10 dias, em local seguro, com água e comida. Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de sete a 10 dias. Alguns dos sintomas são: convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

    Comentários do Facebook